Menu

Acesso às principais seções do Musea

Leitor de QR Code

Realiza a leitura do QR code de uma obra.

Imagem de capa da exposição

Tunga - Conjunções Magnéticas

São Paulo

Itaú Cultural

08/12/2021 - 10/04/2022

Idioma do conteúdo

1º andar

Em letras pretas e minúsculas, sobre fundo branco: Piso 1. First Floor.

Tunga: Conjunções Magnéticas

Sobre fundo branco, vemos uma figura que lembra a silhueta de uma mulher dentro de uma espécie de espiral marrom.  Sobre esta imagem, está escrito: Tunga – Conjunções Magnéticas. E no rodapé: Itaú Cultural.

Apresentação 01

O artista Tunga veste paletó azul sobre camiseta branca. Ele é branco, magro, tem olhos castanhos e cabelo ondulado grisalho. Em frente a ele, há algumas obras. Em uma delas, há objetos-tramas verticais de fios de aço, como uma jarra de vidro com líquido amarelo até a metade. Em outra, há um enorme cristal rosado com faces irregulares suspenso por um fio de arame.

Apresentação 02

A obra é composta por uma estrutura de metal apoiada ao chão por três pés. Há dois anéis circulares metálicos: um menor, acima da estrutura, e outro maior, um pouco abaixo. Dentro do anel menor, há um objeto feito de gesso e tecido. Do círculo maior, saem alguns ganchos que prendem outros objetos, como um aglomerado de pedras amareladas e uma escultura metálica prateada que lembra uma cabeça, com o rosto de cabeça para baixo. Há, também, um bastão vertical azul com diversas ondulações.
Sobre um fundo marrom claro, há uma pintura abstrata feita com uma pincelada preta e contínua, que lembra uma espiral. Dentro da espiral, na continuidade da pincelada, linhas finas formam a silhueta de uma mulher com as pernas dobradas e encolhidas junto ao peito. Na região do útero, há uma mancha vermelha. Exteriormente, na outra ponta da espiral, há uma bifurcação que lembra antenas de um inseto.
0 de 0

Processo Criativo

Sobre fundo branco, há uma lata metálica em formato retangular, com as pontas arredondadas, como uma lata de sardinhas. A lata está lacrada e o anel abridor está à direita.
Esta obra é composta por uma trama com formato de losangos feita com fios metálicos cuja ponta lembra o formato do rosto de uma cobra. O trançado da trama lembra o de um cesto. Dentro da trama, há uma lata metálica, retangular e com os cantos arredondados, como a de sardinha. Na outra ponta da trama, os fios metálicos se unem, formando uma trança, que passa pelo chão, por baixo da lata de sardinha.
Sobre uma base branca, há uma taça de metal escuro. Ela está em pé. A base da taça é afunilada, a haste é mais fina e o copo, um pouco mais largo, abrindo-se como um funil.
0 de 0

‍1º Subsolo

Em letras pretas e minúsculas, sobre fundo bege: 1 Subsolo. 1 basement.

O "Toro" e a produção de encontro

Sobre um piso de madeira, há uma obra composta por três anéis circulares metálicos e prateados, um dentro do outro. O de fora é largo e arredondado, lembrando uma rosquinha. O do meio é bem mais estreito e tem cerca de um terço da altura do círculo anterior. O que está mais ao centro é bem pequeno e baixinho, com um furo ao centro.

Entrelaçamentos 01

Há uma bengala preta de metal apoiada em uma parede branca. Uma corda cinza e trançada se enrosca na estrutura da bengala, formando uma espiral ao redor do cabo, até chegar ao chão, terminando uma linha sinuosa sobre o piso cinza.

Entrelaçamentos 02

Entrelaçamentos 02

Morfológicas 01

Morfológicas 01
A obra lembra uma colher preta. A concha está para baixo, voltada para nós, e o cabo para cima. A ponta do cabo lembra um dedo, que possui uma unha curta e arredondada. Um pouco abaixo, duas saliências remetem aos seios de uma mulher. Descendo um pouco mais pelo cabo, há mais uma saliência, que lembra um falo.
0 de 0

Morfológicas 02

A obra é branca e lembra um cilindro, com as extremidades fechadas e arredondadas. Dele, saem espinhos com diversos formatos: de cone, de funil, de taça e de maçaneta. Alguns deles são perfurados. Fios metálicos finos passam pelos furos. Um dos espinhos, que está a direita, tem formato de taça, com a haste pintada de vermelho.

2º Subsolo

Em letras pretas, sobre fundo cinza: 2 subsolo. E, na linha de baixo, 2 basement

Campo Expandido 01

Fotografia horizontal em preto e branco que mostra um túnel iluminado por luminárias em forma de disco, penduradas no teto arqueado. Por baixo do túnel, há uma via com duas faixas, que faz uma curva suave à direita.

Campo Expandido 02

Campo Expandido 02

Materiais e magnetismo

Um bastão feito com barras de metal entrelaçadas está apoiado em uma parede branca. Ele está todo revestido por ímãs e pó de ferro. Em contato com o ímã, o pó de ferro dá uma impressão de que o bastão está coberto por pelos arrepiados.
A fotografia mostra três copos metálicos e escuros sobre uma bancada branca. Há pequenos ímãs de formato irregular, parecendo pedras brutas, tanto dentro quanto entre os copos, formando pontes entre eles. O copo mais à esquerda está levemente inclinado e se apoia nessa espécie de ponte magnética, formada pelos ímãs. Os outros dois copos estão em pé, com as bocas voltadas para cima.
0 de 0

Equilíbrio e Sensações

Há mesa com três pés e tampo quadrado. Ela possui um buraco redondo no tampo, onde estaria o quarto pé. Por ele, passa um grande prego de metal, maior que os pés da mesa, inclinado para a esquerda e a haste de um abajur, inclinada para a direita. A lâmpada do abajur, por baixo da cúpula, está acesa. A mesa pende levemente para a esquerda. Abaixo do abajur e à direita da mesa, há duas estruturas de metal dourado, que lembram asas de borboleta.
Sobre uma base branca, há a miniatura de uma mesa feita em madeira. Ela possui tampo quadrado e apenas três pés, com as bases quadradas. Há um buraco no tampo, onde estaria o quarto pé. Por ele, passa um longo bastão cilíndrico de madeira, que fica inclinado para a esquerda. A mesa está perfeitamente equilibrada.
0 de 0

Instituto Tomie Ohtake

Escrito em letras brancas e minúsculas: Tomie Ohtake. O fundo é preto.

"Gravitação Magnética" e "Ão"

Foto da obra Gravitação Magnética, exposta no saguão do Instituto Tomie Ohtake. O saguão tem um pé direito bem alto. Preso ao teto, há um cabo de aço que termina em uma espécie de triângulo vazado. Fios de ferro escuro passam por dentro desse triângulo, como se fosse uma vasta cabeleira, e caem no chão, sobre placas de ferro, formando um círculo. Por dentro deste círculo, há um outro círculo, feito de ímãs pequenos e irregulares. Eles se agrupam perto da cabeleira pendente do teto.

Inclua sua exposição no Musea

Conteúdo acessível e multi-camadas para museus, galerias e espaços de exposição

Menu de obras

Acesso à lista de obras da exposição