O barro é matéria do tempo. Sua textura ambígua guarda em si a síntese da terra: maleável, sugere a força latente do vir a ser; firme, revela por meio das marcas a memória do que se deixou moldar.
Seguindo sua natureza dual, o solo molhado sustenta as dimensões subterrâneas e expostas, convivendo entre raízes e brotos, dando suporte a tudo que nele passa e sendo o teto do que vive abaixo da terra. Nesse sentido, a terra úmida é também uma espécie de semente de água, carregando a história de erosões, fertilidade e transformações.
O projeto Ofício, relacionado às Oficinas de Criatividade, recebe a exposição Eixo Terra, de Sallisa Rosa, e nos convida a sentir a terra como memória tátil, como corpo. Acionando temas como ancestralidade e território, podemos nos perguntar: quais são as intervenções que os corpos humanos têm feito com o corpo-Terra?
Ao apresentar artistas significativas no contexto contemporâneo, como é o caso de Sallisa, o Sesc valoriza o trabalho de criação, e propõe dar visibilidade a esses processos como convite para aproximações com materialidades diversas, intersecções incontornáveis e experiências de convivência em que tanto arte quanto pessoas se deixem afetar e expandir.
Sallisa Rosa é natural de Goiás e atualmente residente artística na Rijksakademie, em Amsterdã, Sallisa Rosa desenvolve seu trabalho com base em experiências intuitivas que exploram temas como ficção, território, natureza, memória, esquecimento e estratégias de criação de futuros. Sua prática artística é marcada pela criação de instalações de grande formato em espaços públicos, nas quais utiliza materiais coletados da natureza e das cidades, como terra, argila, galhos e madeira, além de reaproveitar diversos materiais, incluindo suas próprias obras. A colaboração e o compartilhamento de saberes são pilares centrais em sua trajetória, com um forte compromisso com práticas artísticas voltadas para a construção coletiva.
Sallisa já realizou exposições individuais, como na Pinacoteca de São Paulo (2024) e no MAM Rio de Janeiro (2021), e participou de importantes mostras coletivas, incluindo Social Fabric: Art and Activism in Contemporary Brazil em Austin, Texas, e Histórias Brasileiras e Histórias Feministas no MASP. Em 2021, foi premiada com o Príncipe Claus Seeds Awards, e seu trabalho foi destacado na Trienal do Sesc em Sorocaba. A artista também integrou a coletiva Dja Guata Porã: Rio de Janeiro Indígena no Museu de Arte do Rio (MAR), em 2017.
-
SESC - SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
Administração Regional no Estado de São Paulo
Presidente do Conselho Regional
ABRAM SZAJMAN
Diretor do Departamento Regional
LUIZ DEOCLECIO MASSARO GALINA
Superintendências
Técnico-Social
ROSANA PAULO DA CUNHA
Comunicação Social
RICARDO GENTIL
Administração
JACKSON ANDRADE DE MATOS
Assessoria Técnica e de Planejamento
MARTA RAQUEL COLABONE
Assessoria Jurídica
CARLA BERTUCCI BARBIERI
-
Gerentes
Artes visuais e tecnologia
JULIANA BRAGA DE MATTOS
Estudos e desenvolvimento
JOÃO PAULO GUADANUCCI
Artes gráficas
ROGÉRIO IANELLI
Educação para sustentabilidade e cidadania
DENISE BAENA
Sesc Pompeia
KELLY ADRIANO DE OLIVEIRA
-
Oficio: Barro: Sallisa Rosa: Elxo Terre
Equipe Sesc
ADRIANA DIAS, ADRIANO ALVES PINTO, ALEXANDRE LEOPOLDINO, ALINE TAFNER, ANA FEITOSA, ANDRÉ LEITE COELHO, CAMILA CASTRO, DANIEL RAMOS, ELAINE BARROS MARTINS, FERNANDA CONEJERO, IAN HERMAN, JOSÉ RENATO ALEGRETI DIAS, LAIS JESUS, LÍGIA ZAMARO, LILIAN AMBAR, LUCIANA PORANGABA, MARIANA LINS PRADO, MARINA PINHEIRO, MAURO MARÇAL, PABLO PEREZ, PAULO DELGADO, PEDRO LEME, RAFAEL DELLA GATTA SOARES, REGIANE GOMES, ROBSON LIMA, ROGÉRIO RODRIGUES, SILVIO LUIZ DA SILVA
Produção executiva e Coordenação de Produção
FABIANA FARIAS
Produção
THAIS PINHEIRO
Assistentes de Artista
BIANCA WALBER SCARPIN, CASSIS KARIRI XOCÓ, DANIRAMPE, JOSÉ LIKA, RAFAEL AMORIM RAMOS, RAQUEL BLAQUE, RAYANNE TEODORO, SHAMY FERREIRA, LUCAS KUARAY e LUIS CARLOS
'LESO'
Acompanhamento Curatorial
TATIANA NASCIMENTO
Projeto Audiovisual
MIT ARTE - PATRÍCIA MESQUITA
Animação e Video Mapping
JOÃO ALENCAR (AUTOMOTION)
Fotografia
PÉTALA LOPES
Projeto Expográfico
BIANCA WALBER SCARPIN
Acompanhamento Técnico Expográfico
AUDREY CAROLINI
Assistente de Acompanhamento Técnico Expográfico
PAMELA AYUMI
Projeto Luminotécnico
CAMILLE LAURENT
Assistentes de Projeto Luminotécnico
GIORGIA TOLAINI e LETÍCIA TROVIJO
Identidade Visual e Projeto Gráfico
ALLES BLAU
Comunicação Visual
SG COMUNICAÇÃO VISUAL
Acessibilidade
A LÍNGUA
Coordenação Educativa
ORNELLA RODRIGUES
Equipe Educativa
DILMA SILVA (supervisão), SELMA MARIA (supervisão), C.B.O., HELENA RF, ESTER LEAL • SOFIA LISBOA
Cenografla e montagem
SECALL
Montagem fina
GALA
Iluminação
FBA PRODUÇÃO DE EVENTOS
Audiovisual Conservação
ANGÉLICA PIMENTA, CLÁUDIA GOBBI BAZANELLI e FABIANA ODA
Transporte de obras de arte
MORIWAY MUDANÇAS E TRANSPORTES
Multimídia
LUZI
Agradecimento
GALERIA A GENTIL CARIOCA
Equipe Sesc
Curadoria